Analytics

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Grafite

Uma de arte de característica urbana, mas com influência antiga, desde a época em que os homens pintavam as paredes das cavernas para expressar algo. Não é pichação, é apenas uma expressão artística, apesar de muitas pessoas confundirem a arte com o vandalismo. O grafite tem o poder de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes idéias e sentimentos.

Brasileiros Grafitam o Castelo de Kelburn


Em 2007, o conde de Glasgow, teve a idéia de contratar quatro grafiteiros brasileiros para uma obra temporaria em seu castelo de Kelburn, o trabalho foi distinto aos artistas Nina Pandolfo, Nunca e a dulpa "Os Gêmeos". O quarteto passou seis semanas no projeto de pintar paredes do castelo.


A obra custou equivalente a 22 mil euros.









 Quando eu estava fazendo pesquisas para esta matéria, me chamou atenção a História de
Basquiat, referência na arte do Grafite nos Estados Unidos.



 

Jean-Michel Basquiat, nasceu no Brooklyn em Nova York, 22 de dezembro de 1960. Sua ascendencia haitiana por parte do pai, deu um perfil para suas artes, consideradas neoexpressionista, trânsmitindo sua descendencia cultural, dificuldades e racismo, sofrido pelos negros.
Na escola Basquiat conheceu Al Diaz, os começaram a fazer grafites em vagões de trens e prédios abandonados em Manhattan, onde juntos assinavam SAMO" ou "SAMO shit" sigla para "A mesma merda de sempre".



  



  
Um ano antes de Basquiat se formar no colégio, saiu de casa, indo para outra cidade morar com amigos. Lá ele vendia camisetas e cartões postais para se sustentar.
Depois de um ano Basquiat começou a aparecer em programas televisivos, ganhou espaço em galerias de artes, onde ganhou status. Formou uma banda chamada Gray, chegaram a tocar em clubes.  Foi convidado a participar do The Times Square Show, em uma exposição de vários artistas e realizou exposições internacionais.
Basquiat conheceu Andy Warhol com quem teve uma grande amizade, e namorou a cantora Madonna na época em que era desconhecida.
Em 1984 Basquiat ja estava viciado em heroína, mas continuou com sua carreira de artista, sendo então capa da revista The New York Times, obtendo mais sucesso, chegando expôr suas obras em todas as capitais Européias. Seu amigo Andy Warhol morreu em 1987 e com isso Basquiat fica inconsolável e aos poucos sua carreira começa desmoronar. No dia 12 de agosto de 1988 aos 27 anos Basquiat foi encontrado morto em seu estúdio, a morte foi causada por uma overdose. 
Em 1996 foi lançado o filme "Basquiat - Traços de uma vida"  contando sua história.
Após sua morte Basquiat ainda é referencia nos Estados Unidos e inspiração para muitos artistas.



"Ele diz que tem ciumes da lua, porque você olha para ela. Ele tem ciúmes do Sol, porque ele te aquece. Ele diz, "Eu sinto voce, mesmo quando não sinto você. Eu falo com você, mesmo quando eu não estou falando com você. Eu amo você, mesmo quando eu não estou te amando."

Basquiat


Alguns Grafites de Artistas Famosos.

Banksy

Os Gêmeos

Nina

 Grafiteiro Nunca



Nenhum comentário:

Postar um comentário